Tenha cuidado para fazer tatuagem

- Sep 25, 2018-

Tatuagens: Entenda os riscos e precauções

Tatuagens podem ser mais comuns do que nunca, mas não corram riscos. Entenda as precauções básicas de segurança e cuidados posteriores.


Você pode ser o orgulhoso dono de uma nova tatuagem em questão de horas - mas não deixe que a facilidade do processo o impeça de pensar cuidadosamente sobre a arte corporal permanente. Antes de fazer uma tatuagem, verifique se você sabe o que está envolvido e como reduzir os possíveis riscos.

Como tatuagens são feitas

A tatuagem é uma marca permanente ou design feito em sua pele com pigmentos inseridos através de picadas na camada superior da pele. Normalmente, o tatuador usa uma máquina de mão que funciona muito como uma máquina de costura, com uma ou mais agulhas perfurando a pele repetidamente. A cada punção, as agulhas inserem pequenas gotículas de tinta.

O processo - que é feito sem anestesia - provoca uma pequena quantidade de sangramento e leve a uma dor potencialmente significativa.

Conheça os riscos


Tatuagens violam a pele, o que significa que infecções de pele e outras complicações são possíveis, incluindo:

  • Reações alérgicas. Tintas para tatuagem - especialmente corantes vermelhos, verdes, amarelos e azuis - podem causar reações alérgicas na pele, como uma erupção cutânea com comichão no local da tatuagem. Isso pode ocorrer até mesmo anos depois de receber a tatuagem.

  • Infecções da pele. Uma infecção na pele é possível após a tatuagem.

  • Outros problemas de pele Às vezes, uma área de inflamação chamada granuloma pode se formar em torno da tinta da tatuagem. Tatuagem também pode levar a quelóides - áreas elevadas causadas por um crescimento excessivo de tecido cicatricial.

  • Doenças transmitidas pelo sangue. Se o equipamento usado para criar sua tatuagem estiver contaminado com sangue infectado, você pode contrair várias doenças transmitidas pelo sangue - incluindo Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), hepatite B e hepatite C.

  • Complicações da ressonância magnética. Raramente, tatuagens ou maquiagem permanente podem causar inchaço ou queimação nas áreas afetadas durante os exames de ressonância magnética (RM). Em alguns casos, pigmentos de tatuagem podem interferir na qualidade da imagem.

Medicação ou outro tratamento pode ser necessário se você tiver uma reação alérgica à tinta da tatuagem ou se você desenvolver uma infecção ou outro problema de pele perto de uma tatuagem.

Certifique-se de estar pronto

Antes de fazer uma tatuagem, pense com cuidado. Se você está inseguro ou preocupado que pode se arrepender, dê mais tempo. Não se permita ser pressionado a fazer uma tatuagem, e não faça uma tatuagem se estiver sob a influência de álcool ou drogas.

Escolha a localização da tatuagem com cuidado. Considere se você quer a opção de esconder sua tatuagem sob a roupa. Lembre-se também que o ganho de peso - incluindo o ganho de peso na gravidez - pode distorcer a tatuagem ou afetar sua aparência.

Insista em precauções de segurança

Para garantir que sua tatuagem seja aplicada com segurança, faça as seguintes perguntas:

  • Quem faz a tatuagem? Ir para um estúdio de tatuagem respeitável que emprega apenas funcionários devidamente treinados. Tenha em mente que os requisitos de regulamentação e os padrões de licenciamento variam de estado para estado. Consulte o departamento de saúde da sua cidade, distrito ou estado para obter informações sobre licenciamento e regulamentações locais.

  • O tatuador usa luvas? Verifique se o tatuador lava as mãos e usa um novo par de luvas de proteção para cada procedimento.

  • O tatuador usa equipamento adequado? Certifique-se de que o tatuador retire a agulha e os tubos de embalagens seladas antes do início do procedimento. Quaisquer pigmentos, bandejas ou recipientes também não devem ser usados.

  • O tatuador esteriliza equipamentos não descartáveis? Certifique-se de que o tatuador usa uma máquina de esterilização por calor (autoclave) para esterilizar todos os equipamentos não descartáveis entre os clientes. Instrumentos e suprimentos que não podem ser esterilizados com uma autoclave - incluindo alças de gaveta, mesas e pias - devem ser desinfetados com um desinfetante comercial ou solução de alvejante após cada uso.

Cuide bem da sua tatuagem

Como você se importa com sua nova tatuagem depende do tipo e extensão do trabalho realizado. Normalmente, no entanto, você precisará:

  • Mantenha a pele tatuada limpa. Use sabão e água comuns e um toque suave. Durante o banho, evite correntes de água na pele recém-tatuada. Pat - não esfregue - a área seca.

  • Use hidratante. Aplique um hidratante suave na pele tatuada várias vezes ao dia.

  • Evite a exposição ao sol. Mantenha a área tatuada fora do sol por pelo menos algumas semanas.

  • Evite nadar. Fique longe de piscinas, banheiras de hidromassagem, rios, lagos e outras massas de água enquanto sua tatuagem está se curando.

  • Escolha roupas com cuidado. Não use nada que possa ficar com a tatuagem.

  • Aguarde até 2 semanas para a cura. Não escolha em nenhuma crosta, o que aumenta o risco de infecção e pode danificar o desenho e causar cicatrizes.

Se você acha que sua tatuagem pode estar infectada ou se você está preocupado que sua tatuagem não está se curando adequadamente, entre em contato com seu médico. Se sua tatuagem não é o que você esperava e você está interessado em remoção de tatuagem, pergunte ao seu dermatologista sobre cirurgia a laser ou outras opções para remoção de tatuagem.