A verdade sobre tatuagens do globo ocular

- Sep 22, 2018-

image.png


As tatuagens do globo ocular foram repentinamente colocadas no centro das atenções no início deste ano, quando a modelo, Catt Gallinger, recebeu uma tatuagem nos olhos que pode deixá-la parcialmente cega. Imagens horripilantes do modelo logo surgiram e revelaram que seu olho estava inchado e pingando tinta roxa. Gallinger afirma que essas complicações se devem ao fato de o artista usar tinta não diluída e injetar demais a área.

A controvérsia continua a seguir este procedimento irreversível e os efeitos a longo prazo são atualmente desconhecidos. Como resultado disso, os oftalmologistas e cirurgiões do Ontário (EPSO) estão pedindo ao governo provincial para tornar o procedimento ilegal. Isso, naturalmente, levanta a questão de saber se as tatuagens do globo ocular poderiam ser realizadas com segurança.

Com qualquer tipo de modificação corporal, existe um certo grau de risco. Enquanto a história de Gallinger mostra as conseqüências negativas de trabalhar com um artista inexperiente, ainda existem maneiras seguras de realizar esse procedimento.

A tatuagem malhada do globo ocular de Catt Gallinger via @ catt.marley

Embora possa parecer uma invenção moderna, as tatuagens do globo ocular datam de mais de dois mil anos, quando médicos romanos tentaram manchar a córnea para combinar com a íris. Isso foi feito como uma tentativa de mascarar opacidades leucomatosas no olho. No entanto, a técnica contemporânea foi inventada em 2007 por Shannon Larratt e executada por Luna Cobra. Juntos, eles trabalharam para desenvolver e refinar continuamente o procedimento.

Uma tatuagem no globo ocular é na verdade um procedimento relativamente rápido. Usando uma agulha, a tinta é injetada sob a superfície da conjuntiva e acima da esclera. O pigmento é espremido entre essas duas camadas planas, em uma lacuna menor que um milímetro de largura, e preenche a parte branca dos olhos. Enquanto tinta em uma tatuagem padrão é estável e permanece no lugar, a tinta em uma tatuagem globo ocular tende a mudar e pode migrar do olho ao longo do tempo.

Um problema comum com esse procedimento é a injeção excessiva, que ocorre quando um artista injeta muita tinta no olho e interrompe essas camadas delicadas. Isso pode resultar em dores de cabeça prolongadas, sensibilidade à luz, manchas no tecido circundante, inchaço, infecção e vários outros problemas. Se você usa lentes de contato com prescrição ou tem uma condição ocular preexistente, seus riscos aumentam drasticamente. O tipo de tinta que é usado neste procedimento também é criticamente importante, pois os indivíduos podem ser sensíveis ou ter alergias a materiais que compõem o pigmento.

Para minimizar esses riscos, é importante procurar um artista com vasta experiência nesse campo. Também é recomendável falar com um oftalmologista para verificar se você não tem condições pré-existentes ou hereditárias.

Se você estiver interessado em receber uma tatuagem no globo ocular, é importante que você confirme que seu artista tem experiência com essa modificação corporal, veja um portfólio de seu trabalho semelhante e verifique se eles têm uma compreensão completa do procedimento.